quinta-feira, 29 de setembro de 2011

VINHOS DO PIEMONTE - GAVI

GAVI ou CORTESE DE GAVI DOCG.


Vinho branco varietal produzido a partir da casta autóctone piemontesa Cortese.
Trata-se de uma casta de origem muito antiga, porém apenas temos noticias dela a partir do ano de 1798, quando o Conde Nuvolone, diretor da antiga SOCIETÁ AGRARIA DI TORINO, em seu tratado sobre a  ampelografia regional do Piemonte a descreve assim "possui cachos bastante longos, bagas relativamente grossas, quando madura fica amarela, é boa de se comer, produz um bom vinho, cresce abundante e se conserva bastante bem".
Desde o fim do seculo XIX, sua produção é indicada em várias áreas do Piemonte.

É um vinho que apresenta riqueza olfativa intensa de flores e frutas, nas melhores garrafas toques amendoados, tem acidez equilibrada e refrescante, excelente como aperitivo, servido na temperatura de 6ºC a 8ºC; quando servido à mesa, fica melhor entre 10ºC e 12ºC, ótimo para acompanhar peixes e frutos do mar.
Uma harmonização típica regional é acompanhando os Tajarim al Tartufo, um prato de massa com ovos, temperada na manteiga, com parmesão e trufas brancas.

Para se ter uma ideia do que significa um "Disciplinar de produção" para vinhos a Denominação de Origem, vejam abaixo a descrição da tipologia do vinho GAVI.
Casta: exclusivamente Cortese (em dialeto piemontes "Courteis")
Teor alcoólico minimo: 10,5%
Acidez total mínima: 0,5%
Extrato seco mínimo: 1,5%
Vinho a ser bebido jovem, podendo ser conservado de 1 a 3 anos no máximo. É produzido nas seguintes tipologias:
- Gavi ou Cortese di Gavi tranquilo
- Gavi ou Cortese de Gavi frisante
- Gavi ou Cortese de Gavi espumante


CARACTERISTICAS ORGANOLEPTICAS TIPOLOGIA TRANQUILO 
- Aspecto: límpido
- Cor: amarelo palha mais ou menos intenso
- Aroma: característico, delicado
- Sabor: seco, agradável, fresco e harmônico (quando passa por afinamento em madeira, eventualmente é permitido leve toque tostado de evolução).

CONDIÇÕES AMBIENTAIS E DE PRODUÇÃO
Somente serão considerados idôneos os vinhedos situados dentro da área demarcada nos municípios de ... localizados nas encostas dos morros, não podendo utilizar vinhedos de fundo vale; a densidade mínima permitida é de 3.300  pés por hectares, utilizando a poda tradicional da região para não modificar as características das uvas e dos vinhos.
O rendimento máximo por hectare não pode ultrapassar as 9,5 toneladas.
O rendimento máximo da uva em vinho, não pode ultrapassar o 70%.
A vinificação do vinho a Denominação de Origem Controlada e Garantida Gavi ou Cortese di Gavi, somente poderá acontecer dentro da região de produção delimitada pelo Disciplinar e através das práticas enológicas admitida poe esse mesmo Disciplinar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário