quarta-feira, 7 de setembro de 2011

DEGUSTAÇÃO DE VINHOS DA TOSCANA NA GRAND CRU DE FORTALEZA

Ontem, 6 de Setembro, véspera de feriado, foi noite de degustação na recém inaugurada loja da Grand Cru, em Fortaleza, o evento foi prestigiado por um publico de degustadores entre experts e neófitos que acompanharam a apresentação de Jardenia Siqueira, responsável técnica da loja.
A sala de degustação, no segundo piso da loja, é bem equipada e aconchegante, com luz excelente, item muitas vezes desprezado em certos locais, quase sempre nos restaurantes quando, a participar de degustações, precisamos adivinhar a cor do vinho.
Os vinhos apresentados foram três italianos da Toscana, um branco e dois tintos, vamos a eles:

POMINO BIANCO DOC 2009 - Marchesi dé Frescobaldi

Um vinho branco de Chardonnay e Pinot Bianco, amarelo intenso com reflexos esverdeados, de fluidez bastante consistente. No nariz traços de frutas a polpa branca, maça verde, agradável de intensidade boa.
Na boca aparecem traços da passagem (leve e parcial) em barrica francesa, que no nariz não notamos (ótimo, em minha opinião), vinho de boa mineralidade, sápido, excelente acidez e boa intensidade, equilibrado e de final longo.
Gostei muito desse vinho branco, gastronômico e de aroma discreto, bem diferente das bombas aromáticas típicas da América do Sul, mais elegante e mineral; excelente para acompanhar frutos do mar.

CHIANTI CLASSICO DOCG VITICCIO 2008 - Fattoria Viticcio

Vinho tinto da região do Chianti Classico, pertence ao "Consorzio del Gallo Nero", antigo brasão de origem Medieval, quando era o estandarte da Liga Militar do Chianti, nos tempos modernos utilizado para simbolizar algo bem mais pacifico.
O vinho é um Sangiovese 95% com 5% de Merlot, afinado por 12 meses em barricas francesas e americanas, dá para perceber ... a cor é rubi, bastante intensa, adquirida pela passagem nas barricas.
No nariz, agradável aroma de frutas maduras, perceptível o aporte da Merlot, é intenso e tem algum traço vegetal bem integrado ao conjunto, não tem baunilha.
Na boca boa acidez, os taninos marcantes e de certa dureza, fazem pensar que poderá evoluir em alguns anos, vinho encorpado, equilibrado e de final persistente, excelente com carnes grelhadas, churrasco, picanha e guisados, a acidez e o tanino limpam perfeitamente a boca em presença de comidas suculentas.

LE VOLTE IGT 2008 - Tenuta dell'Ornellaia

Típico Supertoscano da região de Bolgheri, produzido pela Tenuta dell'Ornellaia, a vinícola que pertenceu a família Antinori e que protagonizou uma das mais famosas "traições" do mundo vitivinícola da Toscana, quando, faz alguns anos, foi vendida pelo proprietário, primo do Marchese Antinori, para o grande rival, o também aristocrata e produtor de grandes vinhos, Marchese dé Frescobaldi, atual proprietário.
Si trata de um blend de 50% Sangiovese, 40% Merlot e 10% Cabernet Sauvignon; para os toscanos, utilizar estas uvas de origem francesa, não significa renegar seus varietais autóctone, pois sustentam que Cabernet Sauvignon e Merlot, são plantadas na Toscana desde o século XVIII (deve ser verdade, mas no Piemonte não tem disso não).
Vinho de bela cor granada profunda e lágrimas muito consistentes, passa 10 meses em barricas de terceiro uso, as mesmas que foram utilizadas para o vinho ícone da vinícola, o Ornellaia.
No nariz é muito intenso, de bouquet agradável e complexo, onde aparecem em várias camadas, as frutas pretas maduras, traços de vegetal e especiarias doces; extremamente elogiável o aporte da madeira, quase imperceptível ao exame olfativo, mas fundamental na maturação e integração das matizes aromáticas desse belo vinho.
Na boca boa acidez, taninos importantes, porém macios e aveludados, muito intenso e equilibrado, pronto para beber, exibe um final de boca muito longo. Foi escalado para ser o vinho da noite, não decepcionou.

Quero parabenizar a Jardenia pela escolha dos vinhos, todos muito bons, servidos na temperatura correta e no ambiente adequado para uma degustação técnica, apenas espero que outras iniciativas desse tipo aconteçam por aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário