quarta-feira, 21 de setembro de 2011

VINHOS DO PIEMONTE - GATTINARA

GATTINARA


Se trata de um vinho tinto D.O.C.G.considerado no mesmo nível dos grandes vinhos piemonteses como Barolo e Barbaresco.
O Gattinara, cujo nome advém da homônima cidade na província de Vercelli, é também conhecido com o nome popular de Spanna pelos seus apreciadores daquela região do Norte do Piemonte.
A região do Gattinara é relativamente pequena, menos de 95 hectares são autorizados para produção na DOCG.
O Gattinara é produzido a partir de uva Nebbiolo (sub variedade Spanna), por isso tem o direito de ser considerado entre os grandes do Piemonte, em seu caso é permitido o acréscimo de uma pequena parte, não superior a 10% de outras variedades autóctones, como a Vespolina e a Bonarda de Gattinara.


A cor desse vinho é vermelho granada, tende ao laranja com o envelhecimento.

Aroma característico que lembra muito a violeta, sobretudo nos vinhos mais envelhecidos.

Sabor seco, harmônico, com tipico leve amargor no final.

Harmoniza com assados de carne vermelha, grelhados, caça e queijos nobres e maturados a massa dura. Temperatura de serviço de 18 ºC.

O Gattinara DOCG tem que passar por um envelhecimento minimo obrigatório de 3 anos, sendo 1 em madeira, contados a partir do 1º de Dezembro do ano da colheita, com teor alcoólico minimo permitido de 12,5%.
A tipologia Reserva, deverá apresentar um envelhecimento minimo de 4 anos, sendo 2 em madeira e atingir o teor alcoólico minimo de 13%.


O Gattinara tem origem muito antigas, os primeiro documentos que registram sua existência, remontam ao seculo XIII, mas segundo os historiadores a uva começou a ser plantadas ainda pelos Romanos no seculo II Antes de Cristo.
Trata-se de um vinho aristocrático, de nobre origem e tradição. Um grande do Piemonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário